quinta-feira, 5 de março de 2009

Onde está o amor?



Olhamos para a TV, para a rua, para a casa do lado… O que vemos é apenas desgraça, apenas ódio, apenas vingança… Espelhados nos mais pequenos gestos do quotidiano.
E, quase sempre, o causador é o mesmo: o Homem. Este bicho que não se contenta com o que tem, não sabe até onde pode e deve ir na mesquinhez e na loucura. Loucura? Sim, pode ser saudável, acreditem! Mas os corações estão tão cheios de coisas sem importância que nem reparámos que deixámos de ligar ao mais importante: aos outros, ao próximo.
Olhamos apenas para o nosso umbigo e, até aqui, a dificuldade já se verifica quando é exigido algum esforço.
Estamos egoístas e já não queremos pensar. Custa-nos, dá trabalho.
Então, onde está o amor?
Onde pára a justiça, o “pouco importa se és rico ou pobre”, a simplicidade, a alegria demonstrada ao aproximar-se um amigo?
Onde está o brilhozinho nos olhos, a queda de uma lágrima tímida, o calorzinho que o coração sente ao ouvir um reconforto?
Eu sei onde está: reside naquele cãozinho abandonado que, quando passamos, levanta a cabecinha e faz um aceno de cauda; está no olhar dos animais perdidos nos canis e gatis, à espera de um futuro incerto e de uma mão que os afague; encontra-se nas companhias que deixamos em casa e, ao fim do dia, lá estão para nos receber com a habitual boa-disposição. E até nos que são maltratados mas não tratam mal. Está nas quintas, nas selvas, nos oceanos.
O amor está em todos, menos em nós. Perdemos o direito a ele? Talvez não, se lutarmos por mudar a nossa forma de estar. Aqui e agora, precisamos de mudar. De procurar o amor.
Obrigada.Obrigada a todos os que sofreram pelas nossas mãos e, simplesmente, ainda encontraram algo para dar. ISTO SIM, é dignificante. Aqui HÁ VERDADEIRO AMOR.

Sandra Manso

2 comentários:

Van Dog disse...

Bela reflexão. É difícil de encontrar, sim. O ódio, a crueldade estão sempre por todo o lado, sempre, sempre a aparecer...
Mas gostei do final do teu texto. Ainda há esperança...

Adoro-vos Cães disse...

Texto lindo :')