quarta-feira, 6 de maio de 2009

Canil: lar provisório ou prisão?


Definitivamente, eu escolho a segunda hipótese, salvaguardando os devidos casos de excelência, em que pessoas e animais convivem em harmonia. Mas, regra geral, quem conhece um Canil, conhece-os a todos. São locais quase sem condições de higiene, sem o mínimo conforto. A melhor comparação que me ocorre é a de que parecem prisões de alta segurança em países terceiro-mundistas.
E são, para além disto, locais onde se praticam, muitas vezes, actos bárbaros longe dos olhos e do coração de outros! Para além das conhecidas eutanásias (por vezes praticadas sem mais nem porquê), há situações claras de maus-tratos e desleixo.
Custa-me pensar no pobre cão que foi atropelado e ficou em tão mau estado que, para além do maxilar partido (não podia sequer comer…), não se podia mexer em consequência das fracturas nas patas…Deu entrada num canil pela manhã e só seria abatido no dia seguinte à tarde…Com conhecimento do veterinário municipal! Houve quem esperneasse, quem lutasse para o tirar dali… Mas sem frutos…Felizmente, nem sei…, o pobre acabou por sucumbir à dor, aos ferimentos, ao coração partido, durante a noite. E lá partiu, para bem longe desta maldade Humana sem limites e sem escrúpulos!
Como este caso, há milhentos por relatar. A minha revolta, o meu apelo espera pela denúncia! Denunciem, façam barulho! E, acima de tudo, não receiem!
Se estiver nas nossas mãos fazermos justiça, fazer ouvir as vozes dos que não falam, FAÇAMO-LO! SEPNA, LPDA, queixa na polícia ou no Ministério Público! Que se lixem as boas-maneiras, a conversa amável! Já não dá para engolir…
(desculpem o palavreado, a vós eu peço desculpa…)
Sandra Manso

1 comentário:

Van Dog disse...

tanto por fazer...