quarta-feira, 15 de maio de 2013

EUA: 89 cães resgatados do deserto Mojave

O abrigo

Arwen

Aconteceu mesmo, nos Estados Unidos.
Arwen é uma cadela de 10 anos de idade, um dos 89 cães resgatados de uma situação deplorável de más condições nos Estados Unidos. A sua história começa no deserto de Mojave, a três horas de carro de Los Angeles, onde uma coleccionadora não tinha tempo para cuidar das centenas de animais que abrigava.
No Inverno, com a descida das temperaturas e a neve a tomar conta da região, a estadia dos 89 cães no exterior, sem água ou comida suficiente, tornou-se insustentável. Arwen viveu numa gaiola, no meio do deserto, durante anos até que, em Janeiro, a Karma Rescue a salvou, após o pedido de ajuda da mulher que recolhia e cuidava dos animais que encontrava.
Os animais não tinham abrigos – estavam completamente expostos ao sol, vento, chuva ou neve. A maioria das jaulas não era limpa e estava coberta de fezes. Quanto aos animais, estavam famintos.
Na operação de resgate dos cães em segurança – que envolveu 20 organizações e socorristas independentes –, a cadela Arwen destacou-se. Estava tímida e assustada – o seu contacto com pessoas havia sido tão pequeno que a cadela nem sabia como reagir à interacção humana. De imediato, os voluntários perceberam que algo de errado se passava com os seus olhos. Estavam completamente vermelhos, inchados e inflamados. A razão foi provavelmente os duros ventos desérticos carregados de areias que os agrediram de forma sistemática. Depois de tratada, Arwen recuperou bem: está saudável e a sua socialização ocorreu sem problemas.
 

Sem comentários: