sexta-feira, 14 de março de 2014

Não é novidade, mas é sempre bom lembrar!

Tomar conta de um animal de estimação na infância ajuda as crianças a aprender várias lições de vida. Conheça dez boas razões para dar ao seu filho um amigo de quatro patas:
  1. Responsabilidade - as crianças com animais de estimação desenvolvem mais cedo o sentido de empatia e preocupação com os outros. Os animais precisam de cuidado e atenção, e as crianças com um papel ativo na criação de um animal de estimação aprendem que o seu comportamento tem consequências na vida dos outros. Cuidar de um animal também ensina os mais novos a ter cuidar de si mesmas.
  2. Auto-estima - crianças bem-sucedidas em cuidar dos seus animais de estimação sentem-se bem consigo próprias e têm mais confiança nas suas capacidades.
  3. Menor propensão a alergias e asma - vários estudos mostram que as crianças expostas a pelo, um alergénio típico, no primeiro ano de vida, tendem a desenvolver sistemas imunitários mais fortes.
  4. Exercício físico - as famílias passam mais tempo ao ar livre quando têm animais de estimação. Brincar com um cão ajuda as crianças a fazer exercício de forma divertida, ao mesmo tempo que apanham ar fresco e sol, longe de televisões e computadores. Aprender que o exercício é essencial para a saúde dos animais ajuda as crianças a aplicar o mesmo conceito ao seu bem-estar.
  5. Tranquilidade - os animais transmitem uma sensação de bem-estar às crianças quando estão chateadas ou tristes. O amor incondicional de um animal transmite calma e ajuda as crianças a relaxar.
  6. Treinos de leitura - durante a aprendizagem, muitas crianças sentem-se mais confortáveis em ler alto para animais de estimação, uma vez que estes não as corrigem nem julgam. Quanto mais lerem, especialmente em voz alta, por se conseguirem ouvir a si próprias, melhor o vão fazer.
  7. Compromisso - os animais não são brinquedos, as crianças têm de compreender que não podem desistir de cuidar deles e abandoná-los quando se fartarem. Ter um animal dá trabalho e exige um grande compromisso e perseverança.
  8. Disciplina - treinar um cão e ensiná-lo a ouvir o dono exige paciência e dedicação, mostrando às crianças os benefícios do respeito mútuo na sua relação com os outros.
  9. Primeiro contato com a morte - a perda de um animal de estimação pode ser extremamente difícil para as crianças. Falar com elas de forma clara e honesta sobre o sucedido vai ajudá-las a aceitar e compreender a morte, preparando-as para lidar melhor com uma eventual perda no futuro.
  10. Melhores relações familiares - Os irmãos podem ser conflituosos e ter dificuldade em encontrar interesses em comum quando há uma diferença de idades. Ter um animal de estimação em comum e partilhar o tempo de cuidar e brincar com ele ajuda as várias crianças da família a criar laços.
Bom FDS!


Sem comentários: