quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Fertagus - atropelamento de cadelinha


Ontem enviei este email para os senhores da Fertagus:

"Bom dia



Foi com alguma “surpresa” que recebi este email:


“Hoje ás 9h 03mn o comboio da Fertagus que entrava na estação de Corroios em direcção Roma-Areeiro, com 2 fiscais de linha a observar á algum tempo uma cadelinha que corria desorientada pela linha, atropelou deliberadamente a cadelinha, houve tempo para a salvar, o comboio não vinha com mt velocidade pois já estava a chegar á estação, não abrandou os fiscais apesar dos gritos de quem assistia, riram e nada fizeram.

O Comboio que vinha em sentido contrário travou e não a atropelou, o outro poderia ter feito o mesmo.
A cadelinha foi apanhada pelas patinhas dianteiras, que foram amputadas imediatamente, ainda se arrastou para fora da linha, foi chamado o canil que a recolheu, a Veterinária correu para lá, mas nada havia a fazer, estava viva, espertinha mas desfeita do peito para baixo.”


A ser verdade, o que me indigna é a forma como os fiscais lidaram com a situação; sendo conhecedores do modo de actuar e da forma mais correcta para retirar o animal da linha, preferiram ficar a assistir ao espectáculo, indiferentes ao sofrimento e à chamada de atenção dos que assistiam! Obviamente as pessoas que por ali passam, não têm obrigação de saber como actuar em situações semelhantes e temem pelas suas vidas.


Mas os profissionais, tanto os fiscais como (pelos vistos) o próprio maquinista poderiam ter evitado a cena…


É revoltante pensar que um serviço público se torna tão negligente. É vergonhoso.


E é legítimo perguntar se a situação se repetiria caso, em vez de um animal, fosse uma pessoa…



Sandra Manso


Guarda"

Resposta da Fertagus:

Exmo(a). Senhor(a),

Em resposta à Vossa mensagem temos a informar o seguinte:

A Fertagus lamenta o trágico acidente com uma cadela ocorrido às 09:03 da manhã do dia 30 de Janeiro de 2011 na Estação de Corroios.

Os vigilantes de serviço no átrio da estação assim que foram alertados para a existência de um animal na linha, imediatamente se deslocaram à plataforma no sentido de tentar afastar a cadela. Contudo, a chegada de dois comboios à estação de Corroios pelas 09h03, um no sentido de Lisboa e outro no sentido de Coina, não permitiu que qualquer medida de segurança pudesse ser tomada para permitir a deslocação à linha, a qual só pode ocorrer após interrupção total da circulação, através do centro de comando de tráfego da Refer.

Por outro lado, os comboios para ficarem totalmente imobilizados, após frenagem, necessitam de uma grande margem de espaço e, por essa razão, não foi possível evitar o atropelamento do animal. Após o acidente foram accionados de imediato os meios de assistência à cadela acidentada, tendo a mesma sido assistido prontamente pelo Canil do Seixal.

A Fertagus sempre promoveu uma política de respeito pela vida e dignidade dos animais e, ao longo dos seus 11 anos, já protegeu e salvou muitos dos animais que aparecem abandonados nas Estações, alguns dos quais acabaram por ser adoptados pelos colaboradores da empresa.

Nas instalações do Parque de Material de Coina, por exemplo, a Fertagus construiu um canil com todas as condições, quer a nível de alojamento quer do espaço livre disponível para os cães, onde alberga seis cães abandonados que são alimentados e tratados com os donativos dos colaboradores da Fertagus. Nestas instalações, encontra-se ainda uma cadela “em regime aberto” que durante sete anos teve a Estação do Fogueteiro como casa adoptiva e que agora se encontra a recuperar de uma intervenção cirúrgica que lhe salvou a vida, financiada integralmente pelos colaboradores da Fertagus.

Sem mais de momento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

Fertagus, SA

5 comentários:

Anónimo disse...

Eu também penso que esta sensibilidade é muito importante, pena não pensarem que os fiscais têm famílias, filhos dependentes do salário que auferem mensalmente. Por isso estas crianças que poderão ficar sem pais a auferirem salários e que poderão até destruir casamentos e lares não merecem uma melhor ponderação e acção diferente?
Não sei se quem pensa em fundamentalismos é sensível a famílias que se podem destrutorar. Pensem e interroguem primeiro os visados depois emitam opiniões

Anónimo disse...

SALÁRIOS!?! Tipicamente português... Justificar a estupidez e a psicopatia com argumentos sem sentido. A família desses senhores é que deveria ter cuidado em conviver com alguém que sofre nitidamente de problemas mentais muito graves!

Mas enquanto não nos acontece a nós ou a quem mais gostamos está tudo bem não é?

País de gente de uma geração "velha guarda" nojenta..

Anónimo disse...

Realmente a dos salários é uma pérola. Parece ser moda neste país tentar justificar, como disse e bem o interveniente no comentário anterior, a estupidez e a psicopatia de certos individuos. Acabei também de enviar um email à Fertagus de indignação!

Anónimo disse...

Gostava que as pessoas antes de criticar quem quer que seja, pensem que têm telhados de vidro.
Estamos a falar de uma cadelinha que estava desorientada na linha do comboio e que ao tentar salvá-la os fiscais de linha punham em risco não só a sua vida como a vida de todos os passageiros que iam nesse mesmo comboio.
Se fosse um cavalo na linha o maquinista de certeza que o via, mas estamos a falar de uma cadelinha bebé.
Garanto-vos, e porque tenho amigos na fertagus, a visibilidade dos maquinistas é reduzida a esse ponto, eles não vêm objectos pequenos!
Acho um disparate dar tanta importância a este assunto, quando em média por mês pelo menos uma pessoa morre nas linhas de comboio, isso sim é preocupante.
Para vossa informação, numa estação de comboio, há muito tempo apareceu uma cadela abandonada, que por ser nova e gostar de brincadeira metia-se com os clientes da fertagus.
A cadela foi adoptada pelos funcionários das oficinas que durante anos a alimentaram. À pouco tempo a cadela, por já ter alguma idade, ficou bastante doente, creio que com o tumor no útero, muitos dos funcionários da fertagus juntaram-se e pagaram uma operação, bastante cara, para salvar a cadelinha.
Hoje, é graças a eles que ela se mantém viva, com saúde, alimentada e bastante feliz.
Depois de ler todos os comentários feitos em relação a este assunto, sinto-me bastante indignada, se eu fosse nesse comboio e como estava a chegar a uma estação, estaria de pé para sair, o maquinista ao efectuar uma travagem estaria a por em risco a minha vida, e estamos a falar de uma pessoa, cada comboio leva em média 100 pessoas são 100 vidas em risco por uma cadela que foi abandonada na linha.
E o dono? A cadela não era abandonada como insistem em dizer, tinha dono (mais uma coisa que não sabiam!)
E outros donos de cães (normalmente raça pitbull) que fazem atrocidades ao ponto de os treinar para matar, seja quem for, cortam o rabo, cortam as orelhas, mantêm-nos presos a cordas para fortalecer os dentes! Isso sim é atroz.
Para aqueles que ainda acham que não têm telhados de vidro, porque é que cada vez que vêm um cão abandonado na rua não o adoptam e o trazem para casa? Dá trabalho? Dá despesa? Não têm espaço? Muitas são as desculpas!
Garanto-vos que o maquinista não viu a cadela porque se a tivesse visto, e não pondo em risco as vidas dos passageiros teria evitado toda esta situação.
Mais uma coisa, tenho pena que a pessoa que lançou toda esta polémica no facebook não se chegue à frente e dê a cara...
As autoridades já tentaram saber quem era, mas a senhora, pufff... sumiu! Que conveniente!

Sofia Martins

Mena Lima disse...

A Srª Sofia Martins, sabe do que está a falar??? Julgo que não ...a dita senhora deu logo a cara, se sabe ir ao Facebook e lêr vai vêr que tem lá o nome!!! E os anonimos são os mesmos que escrevem em todos os blogs onde foi colocado a notícia! Também para que fique a saber Srª Sofia Martins, a senhora que sumiu fez logo queixa crime e as autoridades sabem muito bem que ela é...informe-se e aprenda que toda a vida é importante. Sobre os senhores que acharam por bem rir em vez de ajudar, sim eles têm Familia e depois, com isso deve de querer dizer que todos os criminosos não devem de responder pelos crimes visto que tambem têm Familia...Oh então conhece o maquinista pois garante que ele não viu a cadela???bla bla bla!!!